Terceira Automóvel Clube

Notícias

TAC apresentou equipas para o "Sahara Aventura"

Quarta, 16 Novembro, 2011

Foi na sede do Terceira Automóvel Clube que, no passado domingo, se deram a conhecer as cores das duas duplas que defenderão o emblema angrense na edição 2011 do "Sahara Aventura", uma prova de navegação a realizar em Marrocos, que este ano reúne 22 equipas - num total de 44 viaturas -, e que terá o seu inicio a 4 de dezembro, terminando cinco dias depois naquele país do norte de África.

Nuno Rosado/Ricardo Costa em Toyota Hylux e Marco Vieira/Pedro Ávila em Nissan Patrol, formam a equipa do TAC, um conjunto com experiência no todo-o-terreno local, e onde se destaca o piloto Nuno Rosado que, como navegador, já concluiu um Lisboa/Dakar (Portugal/Senegal), um Rali dos Sertões (Brasil) ou uma CUP 180 (Tunísia). Os objectivos traçados são "aprender a navegar na areia, a andar numa zona e num terreno que são desconhecidos para nós, para além de, claro, terminar a prova nesta primeira incursão por terras africanas", avançou Ricardo Costa.

Sobre o evento em si, o navegador explica que "o Sahara Aventura é essencialmente uma prova de navegação por GPS ou carta topográfica, onde deveremos andar cerca de 500 quilómetros por dia, sendo as equipas constituidas por duas viaturas, que tentam obter o maior número de pontos através do cumprimento do percurso, que é confirmado por fotografia nas zonas de passagem obrigatória. As viagens devem partir e chegar ao fim de cada etapa sempre juntas", referiu.

Confiantes na preparação, "que levou muitas horas de trabalho, durante cerca de quatro meses", de ambas as viaturas, as duplas terceirenses querem "aproveitar ao máximo esta nova experiência", esperando que "todas as informações obtidas sejam uteis e que possamos desfrutar do prazer que um desafio destes proprociona", frisou Ricardo Costa.

Com onze edições disputadas, o "Sahara Aventura" já contou com a presença de mais equipas açorianas, sendo que a edição deste ano ligará as localidades marroquinas de Ouarzazate, Zagora, Rissani e Erfoud. A organização, encabeçada pelo espanhol Alberto Pascual, tem como delegado em Portugal o jornalista Manolo Oliveira (Revista 4x4), e recebeu este ano maioritariamente inscrições de conjuntos do país vizinho.

 

Texto: porto das pipas PRESS

Foto: Direitos Reservados

Ver todas notícias

Bem vindo ao novo portal do Terceira Automóvel Clube! Fundado em 26 de Maio de 1975, este é um clube que promove o desporto motorizado, mas também outros desportos não motorizados como natação, basquetebol e futsal, bem como outras vertentes da sociedade terceirense, sendo por isso, uma Instituição de Utilidade Pública de olhos postos no futuro.